GOSTA DE LEITURA DE VIAGEM? TEMOS LIVROS SOBRE ÁFRICA+ORIENTE MÉDIO E ÁSIA+OCEANIA

Livros, filmes e podcasts que inspiraram nossa viagem


Antes mesmo de haver um projeto de uma grande viagem pelo mundo, filmes e livros já nos inspiravam a desbravar outras fronteiras. Depois, com a ideia de cair na estrada em mente, passamos a dedicar nosso tempo livre para obras que pudessem trazer novos pontos de vista —com uma dose extra de informação para a nossa jornada.

Podcasts também passaram a ser uma fonte de conhecimentos valiosos, com muitas histórias e conversas de mochileiros. No fim do texto, listo perfis de alguns viajantes que valem muito a pena ser seguidos.


Da lista abaixo, alguns livros estão à venda na Amazon. Colocamos o link com o código da nossa parceria. Infelizmente, você não ganha desconto, mas nós recebemos uma bonificação


Filmes

‘Na natureza selvagem’ (2007)

Inegavelmente, o longa que conta a história de Christopher McCandless (Emile Hirsch) nos inspirou muito. O jovem estadunidense, que viajou pela América do Norte de um jeito minimalista, estava sempre aberto a novas vivências, e seus últimos dias mostram que devemos estar atentos aos nossos limites. O livro homônimo em que o filme é baseado, de Jon Krakauer, merece ser lido.

‘Livre’ (2014)

Os inúmeros itens que a inexperiente Cheryl Strayed (Reese Witherspoon) carregou por vários quilômetros de trilha para se desfazer em questão de segundos, ao conversar com um viajante mais antigo, traz a reflexão sobre o que é essencial numa mochila e na viagem, assim como na vida. Um livro homônimo, da própria Cheryl, também inspirou esse filme, e a escrita faz você não querer parar de ler.

‘Gabriel e a montanha’ (2017)

As belas paisagens africanas por onde o brasileiro Gabriel Buchmann (João Pedro Zappa) passou são de tirar o fôlego —dá até aquele sentimento de “logo menos somos nós viajando por lá”. Infelizmente, ele foi outro mochileiro que não prestou atenção aos seus limites.

Livros

Guilherme Canever

O curitibano viajou por muitos lugares desse mundão e reuniu sua experiência em quatro livros: “De Cape Town a Muscat”, “Destinos Invisíveis”, “Uma viagem pelos países que não existem” e “De Istambul a Nova Délhi”. Nas obras, ele narra com detalhes seus trajetos por países africanos e asiáticos, além de nações que não são consideradas soberanas por seus pares. São livros que irão nas nossas mochilas.

‘Pé na África’

A obra de Fábio Zanini, nosso colega de redação, apresenta sua viagem por alguns países do continente africano, assim como a apuração para várias reportagens que fez —ele esteve lá antes de a África do Sul sediar a Copa do Mundo, em 2010.

‘Nunca é tarde’

Em um antigo 4L com seu pai e um amigo de longa data, Carlos Carneiro contornou pela costa o continente africano. O trio de portugueses passou por vários perrengues envolvendo o planejamento da viagem, o carro e até mesmo as relações entre eles —afinal de contas, foi um ano de viagem. A versão original é facilmente entendível por nós, brasileiros.

‘Transiberiana’

Zizo Asnis, autor dos clássicos Guias O Viajante —meu sonho de infância era ter o da América do Sul—, narra sua viagem por uma das rotas de trem mais conhecidas do mundo, a Transiberiana, que atravessa a Rússia de ponta a ponta. Está nos nossos planos fazer a Transmongoliana, que também percorre cidades da Mongólia e da China.

‘Com vista para o Kremlin’

Após trabalhar na terra de Putin de 2007 a 2009, a jornalista Vivian Oswald relembra as diferenças culturais que viveu e aborda as mudanças sociais e comportamentais dos russos.

‘Laowai’

Sim, mais um livro escrito por um jornalista. Sônia Bridi, egressa da UFSC assim como nós, foi correspondente na China em 2005 e 2006 e passou por vários choques culturais lá. O livro traz suas experiências, descobertas e uma visão analítica sobre essa potência mundial.

Podcasts

Mochileiros sem pauta

Quinzenalmente, Cainã Ito traz uma bancada de mochileiros para debater diferentes temas, desde comportamentais (estereótipos africanos, viagem por países muçulmanos) até sobre um destino específico (Etiópia, Irã, Quirquistão, Chile). Eu, inclusive, já participei de dois programas: sobre choques culturais e sobre a Europa, tanto os locais mais visitados quanto os que estão fora do radar da maioria dos viajantes brasileiros.

Viajar pra quê?

No programa, o casal Tainá Rodrigues e Marcelo Castro entrevista viajantes e aborda tanto sua vida pré-jornada quanto o que viu enquanto estava na estrada. Além de mochileiros, passaram pelo podcast pessoas que partiram por aí de bicicleta, carro, em casal, sozinho…

Perfis no Instagram

Acompanhamos muitos viajantes nos últimos anos, que sempre trazem uma experiência, ponto de vista ou dica que será valiosa em nossa viagem. Aqui, listamos alguns.

@lsdogo

@vidademochila

@pelagalaxia

@guisoaresdias

@mochilek

@viajologoexisto

Você conhece nossos livros?

Aventuras Sem Chaves – Parte 1

Uma jornada de 14,5 meses por 43 países de África e Oriente Médio contada em relatos e crônicas recheados de dicas e informações

456 páginas | lançado em mar.24 | Editora Comala | 1ª ed.

Aventuras Sem Chaves – Parte 2

A segunda etapa de uma volta ao mundo, passando por 34 países de Ásia e Oceania em 15,5 meses, ilustrada em belas imagens

436 páginas | lançado em dez.25 | Sem chaves | 1ª ed.


Dicas Sem chaves

Já pensou em receber dicas fresquinhas na sua caixa de e-mail toda semana? Inscreva-se na nossa newsletter e conte com informações de quem já viajou por mais de 70 países por África, Ásia e Oceania, além de outros 30 entre Europa e América! Por menos de R$ 3 por semana, receba um conteúdo informativo, participe de uma live mensal exclusiva e ainda ganhe desconto nos nossos produtos e serviços!


Deixe um comentário