O que você precisa saber
Não há representação diplomática do Benim no Brasil
Documentos necessários
- Passaporte
- Formulário preenchido (online)
- Endereço no Benim (não é necessário fazer reserva)
Custo: 50 euros, pagos online
Depois de tantos vistos enchendo páginas do nosso passaporte brasileiro —e a nossa paciência—, foi um alento ver que o Benim adota o visto online (chamado de eVisa) inclusive para quem entra por suas fronteiras terrestres.
O procedimento não poderia ser mais simples: começa com o preenchimento do e-mail e de dados passaporte. Um e-mail é enviado para confirmação e continuidade do formulário. Aí vem as datas de viagem, endereço no Benim e dados de contato (telefone e endereço).
Se tem uma dificuldade —que, comparada aos processos de outros países, nem dá para chamar assim— é no preenchimento do meios de financiamento da viagem e de detalhes. Nestes casos, não há exemplo de como deve ser preenchido, então colocamos, em francês, que pagaríamos com cartão de crédito e dinheiro em espécie e que nosso trajeto era chegar por terra, com transporte público e depois partir para Nigéria (o que acabou não dando certo).
O custo do visto é de 50 euros (R$ 278), mais uma pequena taxa de, no máximo, 2 euros (R$ 11). O pagamento é feito online, e escolhemos o cartão Wise, que temos usado ao longo da viagem.
E o tempo para ficar pronto? Em dois minutos estava na nossa caixa de entrada! Mas, no site, eles recomendam iniciar o processo ao menos sete dias antes da viagem e não é possível fazê-lo com mais de 90 dias de antecedência. Também dizem que leva de 1 a 96 horas para ficar pronto, apesar da rapidez do nosso.
Esse é outro ponto extremamente positivo do eVisa do Benim —além de, claro, economizar página no passaporte e poder pagar online. O site é bem informativo e intuitivo e está disponível em francês e inglês.















Deixe um comentário